sábado, 7 de agosto de 2010

Olímpia trará para o seu 46° Festival de Folclore grupos de 17 Estados, além de artesanato, comida típica e muita cultura

Está pronta a programação do 46° Festival de Folclore de Olímpia (Fefol), cuja abertura será no próximo sábado (7), às 18h30, com a inauguração do Pavilhão Cultural e lançamento do 40° Anuário do evento.

O Festival irá até o domingo da semana que vem (15), sempre na Praça de Atividades Folclóricas Professor José Sant'anna, popularmente chamado de Recinto do Folclore, ou "Folcloródromo", com seus mais de 6 mil metros quadrados de área construída, local em que, além dos shows folclóricos, haverá muita comida típica, artesanato, parque de diversões e as conhecidas barracas de vinho, cocadas, doces e até a conhecida 'feirinha do Paraguai".

As quatro principais grandes barracas do Recinto voltam a ser comandadas pelo Fundo Social de Solidariedade e entidades religiosas e filantrópicas.

A CERIMÔNIA DE ABERTURA

Após o lançamento do Anuário – uma publicação contendo mais de 150 páginas de abordagens folclóricas, inclusive dos acontecimentos da edição anterior do Festival, que serve de subsídio inclusive para pesquisas sobre o assunto para estudantes e especialistas – haverá a abertura oficial do 46° Fefol, às 19h45. A programação está sujeita a alterações.

Neste abertura, os grupos folclóricos e parafolclóricos da cidade, região, Estado e de 17 Estados confirmados, desfilarão na arena principal, numa cerimônia que contará, ainda, com hasteamento das bandeiras; entoações dos hinos nacional e de Olímpia; e os discursos oficiais de abertura do evento.

Como tradicionalmente ocorre, haverá, na sequência, o espetáculo da abertura do Festival com mais de 600 alunos das escolas municipais e de jovens da comunidade, abordando o tema do Estado homenageado nesta edição com cartaz e capas do Anuário e da Programação, o Paraná. O tema será "Paraná, Terra dos Pinheirais onde Nasceu a Gralha Azul".

E, ainda no sábado de abertura, os grupos convidados do Paraná farão algumas apresentações ao público. No encerramento, outra tradição: o show pirotécnico.

DOMINGO, 8

No domingo (8), às 10h, Missa em Ação de Graças pela realização do 46º Festival do Folclore, na Igreja-Matriz de São João Batista, com participação de Grupos Folclóricos e Parafolclóricos.

Demais atividades do domingo: exposição e comercialização de artesanato das 8hn às 23h – Pavilhão Turístico e Cultural; 21º Salão de Pintura e Artes Folclóricas das 8h às 23h – Pavilhão Turístico e Cultural; 39º Campeonato de Truco a partir das 14h – Recinto de Exposições e Praça de Atividades Folclóricas “Prof. José Sant’anna”; Campeonato de Bocha a partir das 14h – Recinto de Exposições e Praça de Atividades Folclóricas “Prof. José Sant’anna”; 37º Campeonato de Malha a partir das 14h – Centro de Recreação “Olinto Zambon”.

E, a partir das 19h, estarão no palco principal do Festival de Folclore de Olímpia os seguintes grupos, todos folclóricos: Terno de Moçambique São Benedito – Olímpia/SP; Cia. de Reis Magos do Oriente – Olímpia/SP; Cia. de Reis Lapinha de Belém – Olímpia/SP; Batuque – Piracicaba/SP; Grupo Baile de Congo Ticumbi de São Benedito – Conceição da Barra/ES; Grupo Mineiro Pau– Santo António de Pádua/RJ; Parafusos – Lagarto/SE; Batalhão de Bacamarteiros – Carmópolis/SE; GTG Estância da Serra – Osório/RS; Fulo do Sertão – Senador Pompeu/CE; e Grupo Folclórico Pastoril Dona Joaquina – São Gonçalo do Amarante/RN.

SEGUNDA, 9

Na segunda-feira (9), o Recinto do Folclore já estará aberto a partir das 10h, para a Exposição e Comercialização de Artesanato (que irá até às 23h); e no mesmo horário estará aberto para visitação o 21º Salão de Pintura e Artes Folclóricas, ambos no Pavilhão Artístico e Cultural.

Haverá também o Seminário de Estudos, no Pavilhão Turístico, das 9h às 11h30, com a palestrante Sueli Alves de Souza Lara que abordará sobre "Cultura Popular no Estado do Paraná – Arte e Educação no Folclore". O Grupo Parafolclórico Fogança (que ilustra cartaz, anuário e programação), fará uma apresentação neste Seminário.

Começa na segunda-feira (9) a Folclorança com a Oficina de Brinquedos: bolinha de sabão; e a Gincana de Brinquedos Tradicionais, com perna de pau, betia e bito; das 8h às 11h30.

Pelas ruas da cidade, como tradicionalmente ocorre, haverá a peregrinação folclórica, com os grupos Banda de Congo da Serra (ES), Fandango de Paranaguá (PR) e CTG Estância da Serra (RS). Poderá ocorrer em períodos da manhã ou da tarde, dependendo das demais atividades e disposição dos grupos.

No período da tarde, de segunda, às 14h, haverá o 26º Mini Festival do Folclore, até às 16h, no Pavilhão Turístico e Cultural coordenado pela Secretária Municipal de Educação e com as escolas EMEB “Professor Dimas Narcizo”, apresentando a Ciranda do Norte; Grupo de dança "Valentina Toazza" – APAE Olímpia, sobre o Café; a EMEB “Professora Zenaide Rugai Fonseca” – com Xote Pé de Serra, Coco de Praia e Carimbo; e finalmente, a apresentação do Grupo Folclórico Parafusos, do Sergipe.

Finalmente, as apresentação no palco de segunda-feira, a partir das 19h: Cia. de Reis “Viajantes de Belém” – Olímpia/SP; Cia. de Reis “Fernandes” – Olímpia/SP; Cia. de Reis “Caminho de Belém” – Olímpia/SP; Grupo Congo da Serra – Serra/ES; Grupo Mineiro Pau – Santo Antonio de Pádua/RJ; Coco de Roda Xique Xique – Maceió/AL; . Fandango de Paranaguá – Paranaguá/PR; Trilha da Amazônia – Belém/PA; e, por fim, o Grupo Papanguarte Balé Popular de Bezerros – Bezerros/PE.

TERÇA-FEIRA, 10

Repetem-se a comercialização de artesanato e o 21° Salão de Pintura e Artes Folclóricas, sempre das 10h às 23h, até sábado (14).

Na terça, o Seminário de Estudos trará o convidado Edemilson José do Vale com o tema "Políticas Públicas de Cultura", das 9h às 11h30, no Pavilhão Turístico e Cultural. Haverá a apresentação da Congada da Escola Estadual "Capitão Narciso Bertolino", da cidade, e o Grupo Folclórico Parafusos/SE; culminando com a Folclorança com a Oficina de Brinquedos sobre o cata-vento.

Ainda na manhã de terça, das 8h às 11h30, a Gincana de Brinquedos Tradicionais, na arena principal, trará as brincadeiras Rabo no Burro, Amarelinha e Peteca.

Pelas ruas, avenidas, praças e até em alguns estabelecimentos bancários e comerciais, a peregrinação folclórica será com os grupos Xique Xique/AL; Mineiro Pau/RJ; e o Fulo do Sertão/CE.

No período da tarde, entre 14h e 16h, no Pavilhão Turístico e Cultural, haverá a apresentação das escolas municipais EMEB “Jardim Hélio Cazarini” mostrando as danças gaúchas; a EMEB “Washington Junqueira Franco” com a Catira; e a EMEB “Reinaldo Zanin” com Maneiro Pau e dança do algodão; além do Coral "Criança Encanto", da Secretaria Municipal de Educação, e Grupo Parafolclórico Fogança/PR.

Finalmente, a partir das 19h, no palco principal do 46° Fefol, oito grupos estão confirmados: Cia. de Reis “Caminho de Belém” – Olímpia/SP; Cia. “Dos Três Magos do Oriente a Caminho de Belém” – Olímpia/SP; Cia. de Santos Reis “Estrela da Guia” – Olímpia/SP; Parafusos – Lagarto/SE; Grupo Folclórico Raízes da Terra – Lagarto/SE; Grupo Parafolclórico Frutos da Terra – Olímpia/SP; Grupo Camalote – Campo Grande/MS; e o CTG Estância da Serra – Osório/RS.

QUARTA, 11

O Seminário de Estudos terá o convidado ator Marcelo Henrique com o tema "Navio Negreiro", de Castro Alves, entre 9h e 11h30, no Pavilhão Turístico e Cultural do Recinto.

Haverá, ainda a apresentação da Escola Irma Tereza Soarez e Cidade Imaculada com os temas Gralha Azul e Barreado; e a Folclorança com a Oficina de Brinquedos acerca do tambor do curupira.

Começando mais cedo, às 8h, e terminando às 11h30, na arena central do Recinto, a Gincana de Brinquedos Tradicionais com Bolinha de Gude, Corrida do Saco e Pular Corda.

A peregrinação folclórica da quarta-feira estará a cargo dos grupos Parafusos/SE, Fogança/PR e Baile de Congo Ticumbi de São Benedito/ES.

E, à tarde, das 14h às 16h, ocorre o 26º Mini Festival do Folclore, no Pavilhão Turístico e Cultural, com as escolas municipais de Olímpia: EMEB “Santo Seno” – Síria, Xaxado e Bumba Meu Boi; EMEB “Maurício Cesar Alves Pereira” – Boi de Morros e Vermelho, e EMEB “Luiza Seno de Oliveira” – Danças Variadas. Por fim, se apresentará o Grupo Folclórico Pastoril Dona Joaquina/RN.

À noite, a partir das 19h, as apresentações de palco contarão com oito grupos folclóricos e parafolclóricos, ainda abrindo com Olímpia: Cia. de Reis “Incenso, Ouro e Mirra” – Olímpia/SP; Cia. de Santos Reis “Caminho de Belém” – Olímpia/SP; Cia. de Reis “Os Mensageiros da Paz” – Olímpia/SP; Terno de Congada Chapéu de Fitas – Olímpia/SP; Grupo Parafolclórico Fogança – Maringá/PR; Grupo Folclórico Pastoril Dona Joaquina – São Gonçalo do Amarante/RN; Associação Cultural Anástasis – Olímpia/SP; e, por fim, o Grupo Parafolclórico Vitória Regia – Cáceres/MT.

QUINTA, 12

Repetem-se a comercialização de artesanato e o 21° Salão de Pintura e Artes Folclóricas, sempre das 10h às 23h, até sábado (14).

O Seminário de Estudos trará a palestrante Séphora Maria Alves Pereira com o tema "Diversidade do Folclore do Rio Grande do Norte", das 9h às 11h30 no Pavilhão Turístico e Cultural.

E, aproveitando o tema, o Grupo Folclórico Pastoril Dona Joaquina – São Gonçalo do Amarante/RN fará uma apresentação após a explanação e debates.

A Folclorança com a sua Oficina de Brinquedos trará, novamente, o cata-vento; e a Gincana de Brinquedos Tradicionais, começando mais cedo, às 8h (e terminando ás 11h30), desenvolverá o Rodar Peão, Bola na Lata e Cabo de Guerra.

A peregrinação folclórica pela cidade estará a cargo do Batalhão de Bacamarteiros/SE e do Grupo Papanguarte Balé Popular de Bezerros/PE.

Como vem ocorrendo desde a segunda-feira, se repetirá o 26º Mini Festival do Folclore, das 14h às 16h, no Pavilhão Turístico e Cultural, com as escolas municipais da cidade EMEB “Theodomiro da Silva Melo” – Quadrilha e Pau de Fitas; Escola João e Joaninha – Cirando dos Bichos e Boi; EMEB “Joaquim Miguel dos Santos” – Coco da Rocha, Coco do Sertão e Coco Papuru; e, EMEB “Dona Luiza Seno de Oliveira” – Danças Variadas, culminando com a apresentação do Grupo Parafolclórico Vitória Regia/MT.

Na noite de quinta-feira, 13 grupos folclóricos e parafolclóricos no palco principal: Grupo São Gonçalo – Olímpia/SP; Parafusos – Lagarto/SE; Grupo Mineiro Pau – Santo Antonio de Pádua/RJ; Grupo de Congo da Serra – Serra/ES; Fandango de Paranaguá – Paranaguá/PR; Grupo Fogança – Maringá/PR; Godap – Olímpia/SP; Grupo de Dança Folclórica Raízes de Olímpia – Olímpia/SP; Grupo Cia. de Danças Folclóricas Trilha da Amazônia – Belém/PA; Grupo Camalote – Campo Grande/MS; Grupo Parafolclórico Vitória Regia – Cáceres/MT; Grupo Papanguarte Balé Popular de Bezerros – Bezerros/PE; e CTG Estância da Serra – Osório/RS.

SEXTA, 13

A sexta começa com a Peregrinação folclórica com Grupo Parafolclórico Vitória Regia/MT e Grupo Baile de Congo Ticumbi São Benedito/ES.

O 26º Mini Festival do Folclore ocorrerá das 14h às 16h, no Pavilhão Turístico e Cultural, com os grupos Mineiro Pau/RJ; Folclórico Raízes da Terra/SE; Folclórico Cultural Bumba Meu Boi Orquestra Tajaçuaba/MA; e CTG Estância da Serra/RS.

As apresentações de palco, a partir das 19h, contará com 12 grupos: Grupo Mineiro Pau – Santo Antonio de Pádua/RJ; Batalhão de Bacamarteiros – Carmópolis/SE; Grupo Baile de Congo Ticumbi de São Benedito – Conceição da Barra/ES; Grupo Associação Folclórica Boi de Mamão – Florianópolis/SC; Grupo Folclórico Raízes da Terra – Lagarto/SE; Grupo Parafolclórico Frutos da Terra – Olímpia/SP; Associação Cultural Anástasis – Olímpia/SP; Grupo Folclórico Fulo do Sertão – Senador Pompeu/CE; Grupo Camalote Associação – Campo Grande/MS; CTG Estância da Serra – Osório/RS; Grupo Folclórico Pastoril Dona Joaquina – São Gonçalo do Amarante/RN e, por fim, o Grupo Folclórico Cultural Bumba Meu Boi Orquestra Tajaçuaba – São Luiz/MA.

SÁBADO, 14

Exposição e Comercialização de Artesanato das 8hn às 23h e, no mesmo horário e local (Pavilhão Turístico e Cultural), o 21º Salão de Pintura e Artes Folclóricas.

Haverá o tradicional Desfile de Grupos Folclóricos e Parafolclóricos, a partir das 10h, no centro, com a concentração dos grupos na Praça da Matriz.

As apresentações de palco começarão mais cedo no sábado (14), penúltimo dia do evento, ou seja, às 16h, com 32 grupos folclóricos e parafolclóricos: União Folclorista de São Benedito do Belém – Taubaté; Congada de Sainha Irmãos Paiva - Santo Antonio da Alegria; Samba Lenço de Mauá - Mauá; Grupo Jongo de Piquete – Piquete; Reisado Sergipano e Bumba-Meu-Boi - Guarujá; Caiapó da Mata a Dentro - São José do Rio Pardo; Grupo de Fandango de Chilenas - Capela do Alto; Grupo Fandango de Tamanco - Capão Bonito – todos do Estado de São Paulo; além de Moçambique Zumbi dos Palmares - Uberaba – MG; Grupo Folclórico Chambá - São Sebastião do Paraíso – MG; Moçambique O Manhoso - Ibiraci – MG; Terno de Moçambique Diamante - São Sebastião do Paraíso – MG; Terno de Catupé São Benedito (Azul) - Catalão – GO; Terno de Congo do Rosário - Catalão – GO; Grupo Coco de Roda Xique Xique - Maceió/AL; Grupo Congo da Serra – Serra/ES; Fandango de Paranaguá – Paranaguá/PA; ParafusosLagarto/SE; Grupo Folclórico Raízes da Terra – Lagarto/SE; Grupo Associação Folclórica Boi de Mamão – Florianópolis/SC; Grupo Baile de Congo Ticumbi de São Benedito – Conceição da Barra/ES; Batalhão de Bacamarteiros – Carmópolis/SE; Grupo Parafolclórico Vitória Regia – Cáceres/MT; Grupo Camalote Associação – Campo Grande/MS; Grupo Fogança – Maringá/PR; Grupo Cia. de Danças Folclóricas Trilha da Amazônia – Belém/PA; Gr upo Papanguarte Balé Popular de Bezerros – Bezerros/PE; Grupo Folclórico Pastoril Dona Joaquina – São Gonçalo do Amarante/RN; Grupo Folclórico Cultural Bumba Meu Boi Orquestra Tajaçuaba – São Luiz/MA; CTG Estância da Serra – Osório/RS; Grupo Folclórico Fulo do Sertão – Senador Pompeu/CE; e, finalmente, o Grupo Folguedo e Danças Prof. Pedro Teixeira – Maceió/AL.

DOMINGO, 15, PONTO MÁXIMO DO FESTIVAL

A partir das 9h, Desfile de Alegorias homenageando as regiões brasileiras com 49 grupos Folclóricos e Parafolclóricos na arena do Recinto do Folclore: União Folclorista de São Benedito do Belém – Taubaté/SP; Congada de Sainha Irmãos Paiva - Santo Antonio da Alegria/SP; Samba Lenço de Mauá - Mauá – SP; Grupo Jongo de Piquete – Piquete – SP; Reisado Sergipano e Bumba-Meu-Boi - Guarujá – SP; Caiapó da Mata a Dentro - São José do Rio Pardo – SP; Grupo de Fandango de Chilenas - Capela do Alto – SP; Grupo Fandango de Tamanco - Capão Bonito – SP; Moçambique Zumbi dos Palmares - Uberaba – MG; Grupo Folclórico Chambá - São Sebastião do Paraíso – MG; Moçambique O Manhoso - Ibiraci – MG; Terno de Moçambique Diamante - São Sebastião do Para&ia cute;so – MG; Terno de Catupé São Benedito (Azul) - Catalão – GO; Terno de Congo do Rosário - Catalão – GO; Grupo Coco de Roda Xique Xique - Maceió/AL; Grupo Congo da Serra – Serra/ES; Fandango de Paranaguá – Paranaguá/PA; ParafusosLagarto/SE; Grupo Folclórico Raízes da Terra – Lagarto/SE; Grupo Associação Folclórica Boi de Mamão – Florianópolis/SC; Grupo Baile de Congo Ticumbi de São Benedito – Conceição da Barra/ES; Batalhão de Bacamarteiros – Carmópolis/SE; Grupo Parafolclórico Vitória Regia – Cáceres/MT; Grupo Camalote Associação – Campo Grande/MS; Grupo Fogança – Maringá/PR; Grupo Cia. de Danças Folclóricas Trilha da Amazônia – Belém/PA; Grupo Papanguarte Balé Popular de Bezerros – Bezerros/PE; Grupo Folclórico Pastoril Dona Joaquina – São Gonçalo do Amarante/RN; Grupo Folclórico Cultural Bumba Meu Boi Orquestra Tajaçuaba – São Luiz/MA; CTG Estância da Serra – Osório/RS; Grupo Folclórico Fulo do Sertão – Senador Pompeu/CE; Terno de Congada Chapéu de Fitas – Olímpia/SP; Companhia de Reis Lapinha de Belém – Olímpia/SP; Companhia de Reis Magos do Oriente – Olímpia/SP; Companhia de Reis “Os Viajantes de Belém” – Olímpia/SP; Companhia de Reis Fernandes – Olímpia/SP; Grupo “São Gonçalo” e Folia de Reis – Olímpia/SP; Terno de Moçambique “São Benedito” – Olímpia/SP; Companhia de Reis Estrela da Guia – Olímpia/SP; Companhia de Santos Reis Caminho de Belém – Olímpia/SP; Grupo Parafolclórico Frutos da Terra – Olímpia/SP; GODAP – Olímpia/SP; Associação Cultural Anástasis – Olímpia/SP; Companhia dos Três Reis Magos do Oriente a Caminho de Belém – Olímpia/SP; Companhia de Reis Mensageiros da Paz – Olímpia/SP; Grupo Associação de Capoeira Raízes – Olímpia/SP; Grupo Companhia de Santos Reis Incenso Ouro e Mirra – Olímpia/SP; Grupo Companhia Santos Reis os Filhos de Maria – Olímpia/SP; e o Grupo Folguedo e Danças Prof. Pedro Teixeira – Maceió/AL.

Por fim, o encerramento do 46° Fefol previsto para às 18h com o Desfile e Apresentações de Grupos Folclóricos e Parafolclóricos na Praça de Atividades Folclóricas “Prof. José Sant’anna”; apresentações no palco; protocolo da cerimônia de encerramento e, mais uma vez, o tradicional show pirotécnico.

______________________

MAIS INFORMAÇÕES: LEONARDO CONCON, ASSESSOR DE IMPRENSA

(17 9756-1587

FOTOS E VÍDEO DA FESTA NO SITE DO FESTIVAL

Nenhum comentário:

Postar um comentário